Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

O USO DE "DID" e "DIDN'T" no Past Simple...

O uso de “did” e “didn’t” no Past Simple

Posted: 14 Jun 2011 06:30 AM PDT por Denilso Lima

Tempos atrás publiquei aqui no blog várias dicas sobre o Past Simple, o passado em inglês. Em uma das dicas falo sobre as chatas regrinhas para acrescentar “–ed” aos verbos (walked, studied, danced, etc.). Tem ainda outra dica falando sobre os verbos irregulares, outra sobre verbos regulares e irregulares e mais uma sobre a pronúncia dos verbos com “–ed” em inglês. No final dessa dica você encontrará a lista de links para ler (ou reler) tudo isso novamente, caso tenha o interesse.





Hoje quero falar sobre o uso do “did” e “didn’t” e como isso muda tudo o que você talvez já saiba sobre os verbos no passado em inglês. Antes, listo abaixo algumas sentenças que são erros frequentes cometidos por estudantes brasileiros. Veja,



I didn’t liked that.

Did she went to the party?

They didn’t studied very hard.

Did you got a good grade?

As sentenças acima estão escritas de modo errado. Como dito anteriormente, esses erros são muito comuns entre estudantes de inglês no Brasil (e em várias outras partes do mundo também). Por quê? Onde será que está o erro?



“Did” é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (ou seja, é uma pergunta) ou é uma negativa (ou seja, tem um “não” nela). Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como “did not” ou como “didn’t” (a forma abreviada). Quando usada assim, dizemos que o “did” apenas auxilia (ajuda) na formação de uma sentença interrogativa ou negativa. Isto significa que nós não traduzimos a palavra “did” (ela é apenas um acessório necessário para deixar tudo mais bonitinho).



Dessa forma, quando “did” é usada, o verbo principal (o que comunica a ideia central da sentença) não precisa ser escrito no passado. Ou seja, ele deve manter a sua forma original (a forma base). Para ficar mais claro, compare as sentenças a seguir:



I didn’t liked that (errado) – I didn’t like that (correto)

Did she went to the party? (errado) – Did she go to the party? (correto)

They didn’t studied very hard. (errado) – They didn’t study very hard. (correto)

Did you got a good grade? (errado) – Did you get a good grade? (correto)

Observe a diferença nos verbos em destaque. Na forma correta usamos a palavra “did” e o verbo principal fica sempre escrito na sua forma normal (ele não muda de acordo com as regras). Veja agora como isso tudo fica ao compararmos as sentenças afirmativa, negativa e interrogativa:



She went to the party. (Ela foi à festa.)

She didn’t go to the party. (Ela não foi à festa.)

Did she go to the party? (Ela foi à festa?)

Lembre-se: somente nas sentenças afirmativas devemos usar as formas irregulares ou com “–ed”. Nas negativas ou interrogativas usamos o “did” e o resto continua tudo normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário