Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

EMPRÉSTIMO PARA PAGAR DÍVIDAS É UM MAU NEGÓCIO!


Pegar empréstimo para pagar dívidas é mau negócio, alerta Serasa


Pegar empréstimos para pagar dívidas pode ser um péssimo negócio nos próximos meses. A afirmação é do assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, que desaconselha essa prática, que está crescendo, assim como a inadimplência.

 “Os juros estão aumentando, em parte por causa da elevação da inadimplência. Além disso,  devemos ter ainda mais duas elevações da Selic este ano. Ou seja, o crédito vai ficar muito caro. E quem pegar esse crédito para pagar dívidas feitas anteriormente pode entrar numa bola de neve da qual será difícil sair, o que significa que é um péssimo negócio", diz.

Porém, Almeida afirma que há muitas pessoas que optaram por essa maneira para honrar as dívidas. "Tem muita gente fazendo dívida para pagar dívida e isso deve fazer com que a inadimplência cresça ainda mais no terceiro trimestre desse ano".

Consumo

O executivo afirma ainda que esse aumento que ele prevê para a inadimplência se restringirá às pessoas que não conseguirão honrar as dívidas dos seus empréstimos, e não às que usarão para o consumo. "Óbvio que quem tem dívidas é porque consumiu em excesso nos meses anteriores. O problema é que quem pegou ou está pegando crédito para pagar essas contas assumidas anteriormente pode ter dificuldades para pagá-lo, até porque a tendência é que ele fique cada vez mais caro, e os juros cobrados cada vez maiores", explica.

Sobre o consumo, ele completa: "eu acho que já há uma consciência de educação financeira no País e quem já está muito endividado já colocou o pé no freio e não está comprando mais".

Ainda de acordo com o assessor, a Serasa Experian reviu as estimativas e acredita que, no final de 2011, a inadimplência estará próxima de 10%, ante os 8% previstos anteriormente. "Nós tivemos um acirramento grande da inflação e aumento de juros. Isso afeta a inadimplência, que se acelera diante desse cenário",finaliza.

Fonte: InfoMoney - 23/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário