No mundo de ensino de vocabulário da língua inglesa chega um momento em que todos os alunos se deparam com phrasal verbs e idioms (expressões idiomáticas). Muitos acham isso uma tortura. Outros acham muito divertido e interessante. Há ainda aqueles que confundem os dois assuntos. Essa dica, portanto, é para os confusos. Caso você seja um deles, leia até o final. Mas, se você não for um dos confusos, leia até o final e veja se você sabe realmente o que é isso.
Idioms, ou expressões idiomáticas, é algo pelo qual sou fascinado. O nome pode ser chato, mas a ideia é bastante simples. Idioms são expressões usadas no dia a dia para dar mais colorido às conversas. Em português, expressões como “pisar em ovos”, “comer o pão que o diabo amassou”, “bater as botas” e “não queimar o filme” são exemplos de expressões idiomáticas.
Note que não se pode interpretá-las literalmente. Isso porque elas significam a algo mais. “Comer o pão que o diabo amassou” significa “passar por dificuldades”, “passar por uma fase ruim na vida”. Já “bater as botas” é “morrer”. Há momentos em que usamos as idioms (expressões idiomáticas) e há momentos que não devemos usá-las. Isso é o tipo de coisa que você aprende ao longo dos seus estudos. Portanto, é lendo mais e se aperfeiçoando cada vez mais que você perceberá quais são aceitas sem problemas e quais não são. Uma coisa é certa: uma língua sempre terá suas expressões idiomáticas.
Quanto aos phrasal verbs, nós não temos nada parecido em português para comparar. Mas, vou dar uma explicação simples. Em inglês, temos o verbo “get”. Esse verbo possui vários significados. Muitas vezes colocamos uma preposição após esse verbo: get out, get on, get in, get off, get up, etc. Quando isso acontece, nós dizemos que se trata de um phrasal verb. Apenas uma combinação dessas – get on, por exemplo – possui vários significados e tudo dependerá do contexto.
Phrasal Verbs é algo que você também aprende com o tempo e sempre em contexto. Sou contra as listas e mais listas de phrasal verbs que professores e escolas dão a alunos. O aprendizado não acontece por meio da memorização de listas de palavras, mas sim pelo uso contextualizado do vocabulário que você aprende (seja idioms ou phrasal verbs ou palavras isoladas ou collocations).
Nenhum comentário:
Postar um comentário