Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL-IPA

Posted: 25 Mar 2012 08:30 PM PDT
Antes de falar sobre o tema de hoje, quero avisá-los que o mudamos de endereço. Agora, você passa a acessar nossas dicas no endereço www.inglesnapontadalingua.com.br. Conte para todo mundo! Essa é apenas uma das mudanças que estamos planejando para os próximos 120 dias. Fique de olho! Agora vamos para a nossa dica e novidade de hoje.

Você conhece o Alfabeto Fonético Internacional? Em Inglês, esse alfabeto é chamado de International Phonetic Alphabet (IPA). Trata-se de um alfabeto que mostra os sons de uma língua e, portanto, ajuda a saber como uma palavra é corretamente pronunciada. Abaixo você encontra alguns exemplos do IPA em ação:
  • house /'hæʊs/
  • car /'kɑr/
  • street /'striːt/
  • woman /'wʊmən/
  • boy /'bɔɪ/
  • watch /'wɑtʃ/
  • coffee /'kɔfiː/
  • book /'bʊk/
Essas letrinhas estranhas que você vê ao lado direito é o tal Alfabeto Fonético Internacional sendo usado para mostrar como cada palavra é pronunciada. Antes de continuar, quero avisar a todos que nessa dica, não faço uso dos termos técnicos usados em Linguística quando falamos sobre sobre fonética e fonologia. O meu objetivo é apresentar o IPA de modo descomplicado para estudantes de inglês de todos os níveis.

Assim, saiba que, cada som em inglês é representado por uma ‘letra’ do alfabeto fonético. Por exemplo, o ‘c’ em palavras como ‘car’, ‘coffee’, ‘come’, ‘case’, ‘because’, ‘actor’, ‘American’, é representado por /k/ no IPA. Assim como o ‘c’, alguns sons são fáceis de serem identificados (compreendidos) por nós:
  • /b/ para a letra ‘b’ (em boy, bike, bet);
  • /f/ para a letra ‘f’ (em fan, face, foot, fin);
  • /g/ para a letra ‘g’ (em get, goat, gas);
  • /m/ para a letra ‘m’ (em mate, melt, milk, mom).
Mas, lembre-se: o Alfabeto Fonético Internacional não representa as letras de um alfabeto normal. O IPA serve para representar os sons de uma letra. Para compreender isso melhor, vamos dar uma olhada na palavra ‘face’.

A representação fonética de ‘face’ é /'feɪs/. Observe que temos o som /f/, seguido por // e então por /s/. Em ‘face’ a letra ‘c’ é agora representada por um /s/. Isso significa que nesse caso a letra ‘c’ não soa como /k/, mas sim como /s/ em ‘sit’, ‘see’, ‘solid’ (ou o ‘c’ português em ‘cipó’, ‘cebola’, cerveja’). Já a letra ‘e’ no final de ‘face’ não é pronunciada. Portanto, não dizemos /'feɪsiː/, mas apenas /'feɪs/.

Isso pode ser feito com todas as palavras da língua inglesa. Assim, ao aprender a usar e identificar os sons de uma palavra por meio do IPA, você aprende a pronúncia correta das palavras. Nós podemos podemos atém mesmo escrever sentenças inteiras usando o IPA. Foi o que eu fiz no último sábado no Facebook ao escrever o seguinte:
    ˈgʊd ˈmɔrnɪŋ, ˈfrendz. ˈhæʊ ˈɑr ˈjuː ˈɔl ˈduːɪŋ təˈdeɪ? ˈaɪ ˈhoʊp ˈjuː ˈhæv ə ˈwəndərfəl ˈsætərdeɪ! ˈjuː ˈɔl dɪˈzərv ˈɪt, ˈraɪt? ˈteɪk ˈker ənd ɪnˈdʒɔɪ ðə ˈdeɪ!
Que em inglês normal significa:
    Good morning, friends. How are you all doing today? I hope you have a wonderful Saturday! You all deserve it, right? Take care and enjoy the day!
Aprender a usar o Alfabeto Fonético Internacional é uma maneira excelente de ajudar você a reconhecer os sons da língua inglesa e assim desenvolver a sua pronúncia de modo correto. Claro que é preciso ter paciência para aprender todos os sons que envolvem a língua inglesa. Não são muitos e o ideal é focar naqueles que são complicados e diferentes para nós falantes da língua portuguesa.
 
FONTE: DENILSO LIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário