Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

HARMONIZAÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS...


Harmonização das Normas Contábeis

É um processo pelo qual vários países, de comum acordo realizam mudanças nos seus sistemas e normas contábeis, tornando-os compatíveis, respeitando as peculiaridades e características de cada região. Esse processo parte da identificação das linhas gerais no marco conceitual e na teoria geral da contabilidade desses países que fundamentam suas normas contábeis.
Quando se fala na harmonização é importante dizermos que existem vantagens como o fluxo de recursos econômicos e de profissionais entre empresas e mercados internacionais, desvantagens tipo a redução de opções de práticas contábeis bem fundamentadas e obstáculos com o alto grau de diferenças entre as normas e práticas contábeis dos diversos países, mas estes podem ser superados. Realmente é um momento de reflexão não só de autoridades contábeis do país, mas de toda a classe que deve estar envolvida, pois, o processo termina nas mãos dos profissionais em escritórios e empresas, que ficam a deriva e muitas vezes não são consultados sem ao menos terem o devido preparo e sem tempo necessário de adequação que permita enfrentar a nova realidade.
O grande desafio da profissão contábil será a harmonização das normas contábeis, em face da globalização da economia e dos negócios internacionais. A mundialização empresarial faz com que as empresas deixem de ser apenas nacionais, para se tornarem transnacionais, ou globalizadas, fato que exige a harmonização de normas em todo o mundo, para que se possa consolidar seus balanços e facilitar o entendimento.

FONTE: MARCOS ANTÔNIO DE PAULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário