Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de maio de 2012

GERUND E PRESENT PARTICIPLE...


Posted: 14 May 2012 09:00 PM PDT
É curioso ver como as pessoas realmente se enrolam com os termos gramaticais em inglês. O que eu vou escrever hoje surgiu por causa de alguns e-mails trocados com professores de inglês e também um comentário que fiz em meu perfil pessoal no Facebook semana passada.

Tudo começou devido a essa declaração: “As pessoas confundem esse negócio de gerúndio em inglês. A maioria das pessoas, seja professores ou estudantes de inglês, acha que o gerúndio em inglês serve para formar os tais Continuous Tenses, quando na verdade o termo gramatical aí deve ser Present Participle”.

Muitos questionaram o que essa mensagem enigmática significava. As perguntas eram: Qual a diferença entre Gerund e Present Participle? Quando usar um e outro? Em que isso muda minha vida? E outras mais.  Para deixar tudo registrado de forma correta, decidi abordar o tema aqui noblog.

Para começar, veja a definição de Gerund(gerúndio) na Cambridge Grammar of English, página 905: “palavra derivada de uma forma do verbo terminada em –ing e que é usada como substantivo. [O Gerund] É também conhecido como verbal noun ou –ing noun”.

Observe que “gerund” em inglês nada tem a ver com tempo verbal. Trata-se apenas do fato de um verbo receber –ing e ser usado como substantivo. Veja alguns exemplos:
  • Smoking is hazardous to health. (Fumar é prejudicial à saúde.)
  • Fishing is my favorite activity. (Pescar é minha atividade favorite.)
  • I’m tired of hearing excuses. (Estou cansado de ouvir desculpas.)
  • You can’t learn English without making mistakes. (Não se aprende inglês sem cometer erros.)
Nas sentenças acima os verbos com –ing (smoking, fishing, hearing, making) estão sendo usados como substantivos. Logo, nesse caso temos o tal gerund em ação. Agora observe as sentenças abaixo:
  • I’m studying English. (Eu estou estudando inglês.)
  • She’s not working right now. (Ela não está trabalhando nesse momento.)
  • They’ve been living here since last year. (Eles estão morando aqui desde o ano passado.)
  • We were sleeping when that happened. (Nós estávamos dormindo quando isso aconteceu.)
Nas sentenças que você acaba de ler todos os verbos com –ing (studying, working, living, sleeping) não estão no Gerund, mas sim no que a Gramática da Língua Inglesa chama de Present Participle.

Esse tal de Present Participle – também chamado de –ing participle – é usado na formação dos tempos verbais conhecidos como Continuous (ou Progressive): Present Continuous, Past Continuous, Future Continuous, Present Perfect Continuous e os demais. E também para transformar um verbo em adjetivo: working woman (uma mulher trabalhadora), smiling boy(um menino sorridente),  fishing pole (uma vara de pescar),   

Veja bem a diferença de cada um na definição gramatical. Gerund e Present Participle parecem ser a mesma coisa (a forma é a mesma: –ing); porém, a função representada por cada um é diferente: Gerund é quando transformamos um verbo em substantivo e o Present Participle serve para formarmos os tempos verbais Continuous ou transformar um verbo em adjetivo. Em que isso muda a sua vida?

Se você é estudante de inglês e quer aprender a língua apenas para fins comunicativos, essa informação não muda em nada a sua vida. Afinal, o que você precisa aprender é como dizer as coisas sem ter de ficar fazendo análises sintáticas das sentenças. Isso só é realmente necessário caso você queira mesmo aprender esses detalhes técnicos.

Por outro lado, se você é professor de inglês, isso muda algo com certeza. Caso você, ao explicar o Present Continuous, por exemplo, diz algo como: “O Present Continuous é formado com o verbo ‘to be’ no presente seguido do gerúndio”, cuidado. Essa explicação não está certa. Pois, o correto é dizer: “O Present Continuous é formado com o verbo ‘to be’ no presente seguido do Present Participle”. Por que essa mudança?

Pelo simples fato da definição e uso correto de cada termo – Gerund e Present Participle – serem diferentes. Basta ver o que foi escrito acima e você perceberá isso. Para quem gosta de gramática é importante saber a diferença nos nomes (termos técnicos) e função de cada um deles; já quem não gosta ou não se importa com isso não precisa esquentar a cabeça.


FONTE: DENILSO LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário