Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de abril de 2020

PERSONAL PRONOUNS

Os personal pronouns fazem parte da grande categoria dos pronomes e são subdivididos em subject pronouns e object pronouns. Usam-se os personal pronouns para identificar quem fala e a pessoa com quem se fala ou para se referir a uma outra pessoa ou coisa|1|.
Identificamos os personal pronouns de acordo com a função e posição que eles ocupam na frase, isto é, se temos um sujeito, logo, temos um pronome sujeito; se estiver na posição de objeto, então, temos um pronome objeto direto ou indireto.
Para que não restem mais dúvidas sobre esse assunto, estudaremos nos tópicos seguintes a definição e as regras de uso dos personal pronouns, diferenciando os pronomes sujeitos e os objetos.

Quais são os personal pronouns?

O grupo dos personal pronouns subdivide-se em subject pronouns (pronome pessoal do caso reto) e object pronouns (pronome pessoal do caso oblíquo).
Existem para ambos oito pronomes, que são classificados pelo número, pela pessoa que fala, pela pessoa com quem se fala e pessoa de quem se fala (Essa última, no singular, apresenta os gêneros masculino, feminino e neutro.). É possível observar também que a segunda pessoa é a mesma tanto no plural quanto no singular.
No quadro a seguir, veja todos esses detalhes:

Subject pronouns
 
Person and number
Object pronouns
I – Eu
1st person singular
2nd person singular
3rd person singular
3rd person singular
3rd person singular
Me – me, mim
You – Você
You – lhe, o, a, você
He – Ele
Him –lhe, o, a ele
She – Ela
Her – lhe, a, a ela
It – Ele, Ela*
It – lhe, o, a*
We – Nós
1st person plural
2nd person plural
3rd person plural
Us – nos
You – Vocês
You – lhes, a vocês
They – Eles, Elas
Them – lhes, os, as

*Entende-se o pronome it como neutro, porque ele pode referir-se a um objeto, animal, substantivo abstrato, isto é, àquilo que não tenha a natureza humana. Assim, ele pode ser traduzido por ela ou ele.
Regras do uso dos personal pronouns
1 - O pronome I sempre será escrito com letra maiúscula:
Today, I went home earlier.
(Hoje, eu fui para casa mais cedo.)

2 - Os pronomes they e them indicam a terceira pessoa do plural (feminino, masculino e neutro). Não existe um para cada como ocorre no singular:
They live near them.
(Eles/elas moram perto deles/delas.)

3 - Os subject pronouns precedem o verbo principal:
She is my best friend.
(Ela é minha melhor amiga.)

4 - Os object pronouns são pospostos ao verbo principal:
This beautiful day is a gift to us.
(Este dia lindo é um presente para nós.)

Diferença entre subject pronouns e object pronouns

Para que não restem dúvidas sobre o uso dos subject pronouns e object pronouns, basta lembrar-se desta dica: POSIÇÃO. Os subject pronouns sempre vêm antes do verbo e exercem a função de SUJEITO da frase. Já os object pronouns ocorrem depois do verbo e exercem a função de OBJETO direto ou indireto. Veja um exemplo:
Minha mãe comprou uma caneta.
A expressão “Minha mãe” é o sujeito, está na terceira pessoa do singular e no feminino, então, pode ser substituída por ela. O verbo é “comprar” e precisa de complemento, pois não possui sentido completo, ou seja, quem compra, compra “algo”. O “algo” é a caneta, que, nesse caso, está na terceira pessoa do singular e no feminino em português (mas neutro em inglês), ocupando a posição de objeto direto,pois complementa os entido do verbo.
Agora, observe a mesma oração em inglês:
My mother bought a pen. 
She bought it.
She é o pronome sujeito, e it, o pronome objeto.
Would you like to go out?
(Você gostaria de sair?)
Observe que you é um pronome sujeito. Ele está antes do verbo principal.
Did she talk to you?
(Ela falou com você?)
She é o pronome sujeito e está antes do verbo principal. You, por sua vez, é o pronome objeto e está depois do verbo principal. Assim, entende-se por que a posição é fundamental para identificar um pronome sujeito ou objeto.
Veja também: Will or going to?

Importância dos personal pronouns

Os personal pronouns são utilizados para substituir um substantivo ou uma frase nominal, evitando-se, portanto, repetições desnecessárias. As substituições pronominais permitem a construção de um texto mais fluido, em outras palavras, mais coeso. Imagine o seguinte texto:
Martha opened a bottle of wine. Then, Martha took the bottle to the living room. Martha sat down to relax and watch her favorite program. At the end of the night, the bottle that Martha opened was completely empty.
(Martha abriu uma garrafa de vinho. Então, Martha levou a garrafa para a sala de estar. Martha sentou-se para relaxar e assistir ao seu programa favorito. No final da noite, a garrafa que Martha abriu estava completamente vazia.)
Veja a quantidade de vezes que repetimos Martha bottle. Essa repetição era realmente necessária? Com certeza, não. O texto ficaria mais interessante e coeso se trocássemos esses dois substantivos por alguns pronomes pessoais. Let’s try it!
Martha opened a bottle of wine. Then, she took it to the living room. She sat down to relax and watch her favorite program. At the end of the night, the bottle that she opened was completely empty.
(Martha abriu uma garrafa de vinho. Então, ela a levou para a sala de estar. Ela se sentou no sofá para relaxar e assistir ao seu programa favorito. No final da noite, a garrafa que ela abriu estava completamente vazia.)
Depois de fazer todas as substituições possíveis, leia os dois excertos em voz alta e observe que o segundo é muito mais agradável de ler.
Os subject pronouns e os object pronouns fazem parte da categoria de personal pronouns em inglês.
Os subject pronouns e os object pronouns fazem parte da categoria de personal pronouns em inglês.





Nenhum comentário:

Postar um comentário