Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de abril de 2020

REFLEXIVE PRONOUNS

Equivalente ao pronome reflexivo em português, os reflexive pronouns são utilizados quando uma ação praticada por um sujeito recai sobre ele mesmo. Assim, esse autor é, ao mesmo tempo, o agente e o paciente.
Observe o exemplo:
I hurt myself with the knife. (Eu machuquei a mim mesma com a faca.)
They hurt themselves. (Cada um deles machucou a si próprio.)
My parents prefer to drive themselves. (Meus pais preferem cada um dirigir o próprio carro.)
Os reflexive pronouns exercem 3 funções:
1) Função reflexiva: quando o pronome concorda com o sujeito da sentença e se posiciona depois deste:
Jane was looking herself in the mirror. (Jane estava olhando a si mesma no espelho.)
I cut myself with the glass. (Eu me cortei com o vidro.)
2) Função enfática: quando o pronome concorda com o sujeito, e se posiciona depois do sujeito ou do objeto.
Marcos himself prepared the breakfast. (Marcos por si mesmo preparou o café da manhã.)
Marcos prepared the breakfast himself. (Marcos por si mesmo preparou o café da manhã.)
3) Função idiomática: quando o pronome vem precedido da preposição by, indicando que o sujeito praticou a ação sem ajuda, sozinho.
My mother prefers cooking by herself. (Minha mãe prefere cozinhar sozinha.)
My son did the homework by himself. (Meu filho fez a tarefa de casa sozinho.)
Agora observe os pronomes pessoais e seus respectivos pronomes reflexivos:
Observe que os pronomes reflexivos caracterizam-se pelas seguintes terminações: self, no singular, e selves, no plural.
Letícia Martins Côrtes
Colaboradora Mundo Educação
Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Curso de Aperfeiçoamento em Inglês pelo Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Publicado por: Letícia Martins Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário