Confesso que muitas vezes eu me calo diante de certas situações, mas tem horas que a emoção fala mais alto, que a voz interior grita e precisa sair aos quatro cantos...
Amigos e colegas professores... Onde está sua coragem ? Cadê seu espírito de liderança, de força, de garra? Estou vendo muitas postagens no Facebook relacionados à greve, “eu apoio”, “é um desrespeito”, mas e onde está a sua parcela de contribuição com os colegas que estão em greve? Que estão parados, atrasando suas férias, dando sua cara a tapa, lutando pelo direito de todos? Essa greve não é só para mim, não é só para alguns, é para toda uma classe de trabalhadores que vai sair perdendo se o pacote que o governador for aprovado. Não é mais uma questão partidária e sim uma luta de direitos adquiridos há anos...serem jogados pelo ralo em questão de minutos em uma votação na Assembleia.
Não é hora de pensar em nosso próprio umbigo, não é hora de ter medo, de pensar que vamos janeiro adentro recuperando aulas, é hora de mostrar que estamos descontentes sim, que CHEGA! Depois não adianta nada chegar na sala dos professores com cara de velório, reclamar da conta bancária no vermelho, reclamar das condições miseráveis, ficar com medo que as escola comecem a fechar...gente a hora é agora, vamos nos unir, é uma das maiores greves dos últimos anos, não estamos mais aguentando viver nesta situação, é uma vergonha ter que ir ao banco todo fim de mês fazer adiantamento de salário, para não falar “empréstimo salarial”, estar enriquecendo o Banrisul com este serviço, pois precisamos comer, precisamos pagar nossas contas, e nos obrigamos a fazer isso. Sou uma das professoras mais jovens, amo a minha profissão, é a primeira vez que eu apoio uma greve e sinto a necessidade de fazê-la ser unanime. Precisamos de apoio. Dos colegas, da comunidade, dos pais, dos nossos queridos alunos.
Não estamos pensando nos alunos? É claro que estamos! Pois quem luta pelo direito de todos está mostrando que a educação tem valor. Não queremos que nossos educando passem pelo que estamos passando, não queremos que no futuro eles venham ter que sofrer a consequência do nosso medo, da nossa omissão. Queremos uma educação de qualidade, com profissionais de qualidade trabalhando nas escolas. Pensem, um professor com magistério hoje ganha 100% menos que um professor com doutorado, e uma das propostas desse pacote é baixar essa diferença para 7% entre essas duas formações. Quem vai investir em conhecimento? Quem mais vai estudar? Fazer graduação, Pós-graduação? Mestrado? Doutorado? Com os altos custos que todos sabemos que pagamos pelos nossos estudos.
Nossa intenção não é guerra, e sim condições dignas de trabalho, respeito, salários em dia e com reajustes dignos. Somos a classe formadora de qualquer outra formação. Porque somos tão desvalorizados? Todos os dias em minhas aulas eu falo um pouquinho sobre a vida, pois além do conhecimento, acredito que o professor deve ser aquele que orienta para o depois da sala de aula, o depois que ‘acabar”...e eles ficam olhando, alguns fazem questionamentos, muitos dizem que admiram os professores, principalmente aqueles como eu, que se dividem em 2, 3 4 escolas para poder ter um salário um pouquinho melhor. Espero que um dia, cada palavra sirva de exemplo e que os ajude a conquistarem seus objetivos.
Também vejo críticas de que escolhemos esta profissão, de que escolhemos este governo, que agora devemos “aguentar”. Não! Escolhemos sim ser professores! Mas escolhemos trabalhar para levar conhecimento ao nosso aluno, para ensinar aquilo que aprendemos, mas como todo e qualquer trabalhador precisamos receber por isso. Amor não paga contas. Não aceitamos desrespeito da parte de ninguém! Sejamos forte e corajosos colegas. Vocês que já aderiram à greve: Força! Vocês que ainda não se resolveram, por um motivo ou por outro, juntem-se a nós! Lembrem-se que juntos somos mais fortes e estamos lutando por um bem comum. Avante guerreiros!
Essa luta é de todos nós!
Contamos com o apoio principalmente da comunidade, pais e alunos, é por eles que estamos aqui, não só por nós, mas por uma educação de qualidade, pensando no futuro dos nossos filhos, dos filhos de vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário