O PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO DE CONTABILIDADE E OS DESAFIOS NA APRENDIZAGEM
MARCOS ANTÔNIO DE PAULA
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A educação, considerada uma fenomenologia que procura o desenvolvimento do ser humano, constitui necessidade fundamental para atender às necessidades biológicas e sociais deste no transcurso da sua vida. O professor tem a missão de trabalhar a este, valorizá-lo, enriquecê-lo, moldá-lo dentro de parâmetros condizentes, e hierarquizar valores com posicionamentos éticos, morais e filosóficos, para o desempenharem adequadamente, devem possuir uma série de conhecimentos, requisitos e habilidades específicas.
A compreensão do processo ensino-aprendizagem nos remete a uma visão de processo de tensão e de conflito que constituem a interação social. O objetivo de conhecimento, assim, será apreendido à medida que um conseguir ver-se no outro; conseguir invadir a constituição do outro; aproximá-lo em seu saber; falar pelo outro e por intermédio dele.
No processo de comunicação quem fala e quem ouve são duas pessoas distintas, separadas, e que vivem experiências nem sempre idênticas. Isso ocorre porque o que se ouve ou entende é quase sempre influenciado por experiências anteriores; e, na maioria das vezes, é isso que acontece com o aluno da contabilidade, pois este provém, muitas vezes, de área totalmente alheia; e, por outro, o professor está voltado totalmente ao ensino tecnicista. Em vez de ouvir o que o professor diz,o aluno ouve o que a mente deseja que ouça,deixando que as expectativas determinem o conteúdo da comunicação. Estas selecionam apenas aquilo que querem aceitar. No entanto, o educador quando toma conhecimento e consciência do sistema canais neurológicos (visual, auditivo e cinestésico (ação-sensação-movimento)) as dificuldades na área da aprendizagem serão minimizadas.
O aluno (público) avalia aquilo que ouve, não apenas em relação ao conteúdo da mensagem, mas também em função da confiança que a fonte lhe inspira. Essa predisposição em relação ao ensinar é uma das razões por que certos professores da contabilidade encontram dificuldades em obter aceitação por parte dos alunos.O aluno é capaz de ouvir tudo que o professor tem a dizer,e aceitar como válido e bom,desde que fundamentado na teoria e demonstrado na prática.
O professor deve ter o domínio específico em relação aos conteúdos da área de conhecimento que ensina e às habilidades que demonstra ao desenvolver sua prática de ensinar. Quando falamos em competência do professor, queremos dizer que este também deve ter uma visão do mundo, uma cultura mais ampla, e não só tecnicista.Ter a capacidade também de apreender,aceitar críticas e provocar uma discussão ampla,na qual todos possam expor suas idéias. Ironicamente podemos dizer que o professor de contabilidade, de maneira geral, constitui uma das categorias que menos pesquisa na área contábil.Não me refiro à pesquisa de novas descobertas na área profissional,mas sim no que tange ao ensino da contabilidade.
São quase quarenta anos sem grandes inovações em termos metodológicos no ensino da contabilidade. Por outro lado, a realidade econômica, social, administrativa e política sofreram transformações radicais nestas quase quatro décadas.
Apesar dos educadores modernos defenderem que o processo ensino/aprendizagem deve estar centrado no aluno, vemos com tristeza que o ensino tradicional, centrado no professor continua prevalecendo.A idéia central do método centrado no aluno é de que os estudantes deverão tornar-se “pensadores - críticos” e,assim,o processo de aprendizagem se tornará mais dinâmico. A aula expositiva não é um método que deve ser extinto, ou completamente “banido” do processo de ensino-aprendizagem, ou ser compreendido como extremamente tradicional frente às novas metodologias de ensino. Porém, se o educador não associar criatividade e motivação do conhecimento ficam limitadas, além de criar um ambiente cansativo e monótono.
È necessário enfatizar e investigar muito mais os métodos e as habilidades que permitem ao aluno questionar, analisar, julgar e tomar decisões, pois, o professor deve conhecer o público alvo, os diversos métodos de ensino, fazer pesquisas empíricas...são atributos inseparáveis do professor.
Nérici (1993; p.109) define: “métodos e técnicas de ensino constituem partes essenciais da metodologia didática de que se vale o professor para conduzir o estudante a interagir no seu comportamento, conhecimentos, técnicas, habilidades, hábitos e atitudes”.
O método pode ser visto como processo ou técnica de ensino. Ele facilita a chegada ao conhecimento ou a demonstração de uma verdade. Dentro de uma metodologia podemos usar instrumentos ou ferramentas de ensino como:
• Estudo de casos, onde os casos podem ser elaborados de notícias de jornais, revistas ou da experiência do professor, o estudo de caso pode ser de dois tipos, segundo Rojas (1995:17): “o caso análise,que objetiva o desenvolvimento da capacidade analítica do aluno,e o caso problema que visa chegar a uma solução,a melhor possível,com os dados fornecidos pelo caso”.
• Jogos de empresas, onde exercícios estruturados e seqüenciais que se centram na tomada de decisões em torno de um modelo de operações de negócios. Nesse método, os alunos assumem o papel de administradores de uma empresa simulada.
• Teoria dos jogos seriam exercícios elaborados de uma forma criativa, através de palavras cruzadas, grupos que desafiam outros, onde se desenvolve a teoria de uma maneira em que o raciocínio lógico é posto em prática fazendo com que os alunos desenvolvam a arte de encontrar soluções corretas ao que é cobrado através da questão teórica que lhe é pedida.
• Simulações, feitas através de “softwares educacionais” que permitam opções ao aluno, revisando constantemente suas decisões.
• Ensino cooperativo, a criação de pequenos grupos que representem várias cooperativas com seus associados, demonstrando como esse tipo de empresa é gerado e como se procede ao seu funcionamento e o papel da contabilidade.
• Seminários, o estudo de vários assuntos, incluindo em sua estruturação a pesquisa e a discussão,proporcionando ao aluno a formação e não apenas a informação e a reflexão,além da exposição e pensamento original.
• Dinâmicas de grupos, onde a leitura, análise e estudo de situação-problema de forma socializada,estimula a participação individual nos pequenos grupos,contribui para a formação de mentalidade de grupo,visão do problema de outros ângulos e desenvolvimento de aptidão para o trabalho.
• Assim como excursões e visitas acompanhadas após de uma dissertação ou resumo, projeção de fitas, ciclo de palestras acompanhadas da discussão com a classe estudos dirigidos e escritórios com empresas modelo, precisam ser pesquisados pelos professores.
A criatividade e a sensibilidade do professor, para ser agente proporcionador da construção do conhecimento, em qualquer lugar que esse esteja, são características fundamentais ao contador/professor, que deverá efetuar a escolha da melhor técnica em acordo com o perfil dos seus alunos, e que será traçado através da interação das partes.
É claro que é necessário levar-se em conta que às vezes tem-se um elenco bastante grande de itens que influenciam na permanência de aulas denominadas tradicionais, tais como a falta de recursos, tanto físicos como financeiros, principalmente em escolas de rede pública, pouca carga horária e a falta de formação pedagógica.
Porém é necessário que o professor tenha motivação na busca pelo novo e a capacidade de vencer desafios os quais devem ser características indispensáveis ao perfil do contador/professor já na profissão, bem como do futuro contador.
Segundo, Goocci e Macdoweel (citados por Schwez,1997,p.35) escrevem que
A motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa e que pode estar ligada a um desejo.Uma pessoa não pode jamais motivar a outra:o que ela pode fazer é estimular a outra.A probabilidade de que uma pessoa siga uma orientação de ação desejável está diretamente ligada a força do desejo.
Faz-se mister uma intervenção urgente no ambiente de sala de aula,onde metodologias que favoreçam a aprendizagem,a construção do conhecimento e a profissionalização sejam incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem.É importante a implementação de metodologias capazes de despertar,nos alunos e professores,uma análise crítica do conhecimento contábil,das estruturas administrativas,dos problemas organizacionais,da comunidade ,e assim por diante,pois,cada desafio que o professor tem pela frente requer pesquisa.Cada tópico desenvolvido em sala de aula sem um bom retorno de aprendizagem requer a investigação de uma melhor metodologia.
Na condição de professores e de formadores de profissionais contábeis, temos de alavancar metodologias significativas para o ensino contábil,devemos pesquisar,insistentemente,outras alternativas de ensino,assim como,procurar práticas pedagógicas inovadoras e,logicamente,repassar nossas descobertas aos nossos colegas de profissão,contabilistas e educadores.No momento em que o professor do curso de contabilidade propiciar condições de ensino favoráveis,mediante táticas,estimulando a aprendizagem para a mudança de comportamento de seus alunos,estará atingindo o rumo da excelência,que tanto almejamos,para o reconhecimento de toda a sociedade.
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