Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Whatever: uma palavra de vários significados...

Posted: 10 Sep 2012 06:55 AM PDT

Este post está sendo criado a partir de uma dúvida da leitora Vania Oliveira, que mandou e-mail perguntando. Sempre gosto quando os leitores enviam suas dúvidas, pois assim fica mais fácil saber quais as dificuldades que se tem com relação ao inglês. No final das contas, a dúvida da pessoa pode ser a dúvida de mais gente e assim todos saem felizes. :)
A dúvida em questão é com relação ao significado da palavra whatever  (pronúncia  aqui ). Ela pode ser usada tanto de maneira formal quanto de maneira informal. Vejamos um pouco de cada uma delas.

De maneira formal, ela tem relação com “qualquer coisa“, “por mais que“, “o que quer que seja“, “não importa o que seja“, “tanto faz“, entre outros, conforme descrito pelo Dicionário Michaelis . A imagem que ilustra este post é um bom exemplo de uso desta palavra: “You really can do whatever  you want“. Esta palavra pode ser traduzida por “Você realmente pode fazer o que quer que você queira“, ou ainda “Você realmente pode fazer o que quiser, não importa o que seja“.
Veja outros exemplos de frases com whatever :
  • Use a pencil, a pen, or whatever ;
  • Tell your secret, whatever  happens;
  • Whatever  I may do, I never satisfy you;
  • I’m free to be whatever  I choose;
Além disso, esta palavra é usada de maneira informal, como se fosse uma gíria . Se você acompanha os podcasts  do site Jovem Nerd, também chamado de NerdCast , já está acostumado com esta expressão, pois a usam com frequência. Antes de falar do seu significado, um aviso: tenha cuidado ao usar esta expressão neste sentido, pois segundo uma pesquisa , ela foi escolhida a expressão mais irritante da língua inglesa.
Voltando ao assunto, você pode usar a expressão whatever  também no sentido de “tanto faz“, “que seja“, “enfim“, “não me importo“. Veja um exemplo no diálogo abaixo:
  • -We’re having pizza tonight.
  • -Whatever . I don’t care.
A pessoa que respondeu estava dizendo que não estava nem aí se teria pizza, lasanha, arroz com batata, pão de queijo ou qualquer outra coisa. Provavelmente ela não estivesse com fome, fosse comer fora ou estava zangada com a pessoa que respondeu.
Whatever  é também o nome de uma música do Oasis. Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=zPEhFwCYxHM

Para finalizar, deixo alguns links onde você pode ter mais informações:
  • Whatever (slang) ;
  • Expressões usadas por adolescentes e universitários ;
  • Your Dictionary: Whatever ;
  • Whatever (Merriam Webster) ;
Por hoje é isso, aguardem mais conteúdos em breve. Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário