Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CUSTOMER OR CLIENT?

Customer ou client? Existe diferença? Qual é?


Todos nós, em maior ou menor grau, somos consumidores de produtos e serviços. A roupa que você veste, o carro que você dirige (ou o “busão” que você pega para ir estudar ou trabalhar), o alimento que você ingere, energia elétrica, entre muitas outras coisas, são produzidas e comercializadas por alguém. Ou seja, todos somos clientes de alguém. Você até pode ter os seus clientes, porém também é cliente, mas de outras pessoas ou empresas.
Em português costumam usar a palavra cliente, ou ainda consumidor, para definir o que foi dito no parágrafo anterior. Existe inclusive o Código de Defesa do Consumidor para controlar as regras de consumo. Mas isso não vem tanto ao caso no momento. O que quero falar hoje é de duas maneiras que existem para se referir a clientes em inglês: customer e client. A pergunta é: existe diferença entre essas duas formas? Ou são sinônimos, como garoto e menino? Continue lendo e irá descobrir.
De maneira geral, a palavra customer é usada quando nos referimos a produtos ou serviços onde não existe uma “ligação emocional”, digamos assim. É uma coisa mais “genérica”. Você é atendido e vai embora. Talvez volte, talvez não. Exemplo: quando você compra em um supermercado, você é um customer. Mesmo que você volte com frequência, você provavelmente não terá nenhuma ligação emocional com o mercado, tampouco com os funcionários de lá (a menos que algum parente seu trabalhe neste mercado, mas isso não conta), sem falar que existe grandes chances de você ser atendido por uma pessoa diferente a cada vez. Outros exemplos seriam: transporte coletivo, boates, lojas em geral, etc.
Já client é usado quando geralmente para serviços de profissionais liberais, que irão “cuidar” de algo que lhe pertence. É mais uma relação de longo prazo, e de certa forma você acaba se “envolvendo” com a pessoa, pois irá ter contato com essa pessoa frequentemente. Ex: advogados, contadores, gerentes de banco, etc.
Mal comparando, poderíamos dizer que customer é aquela pessoa que vai para uma festa e fica com alguém uma vez apenas, e depois dificilmente terá outro relacionamento com essa pessoa. Foi um caso rápido, que pode se repetir ou não. Já o client é como se fosse um namoro: terá longa duração e haverá “envolvimento” entre ambas as partes.
Para finalizar, deixo um vídeo que fala sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=57Mv2xixHmQ

Espero que tenha ficado clara a diferença entre customer e client. Em caso de dúvidas, entre em contato ou deixe comentário.
Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário