Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que vale mais: experiência ou diploma?


O que vale mais: experiência ou diploma?


Muito se fala sobre o que vale mais, se a especialização acadêmica ou a experiência de mercado. Pessoalmente, acho que devemos refletir um pouco para entender melhor essa questão, pois depende das circunstâncias.
O que observamos na prática é que para as posições- chave o profissional recrutado precisa entrar jogando. Nesse caso o maior valor do seu currículo será a experiência adquirida. Para os recém-formados, a falta de experiência profissional, pode ser uma das dificuldades. Max Gehringer, consultor de carreira afirma que um jovem jamais deve abrir mão de uma carreira pelo ideal de uma formação. Se a porta da oportunidade para um estágio ou emprego se abrir, você deve entrar, pois ela poderá nunca mais aparecer. A formação você pode buscar em qualquer momento da sua vida.
Acredito nessa tese. Infelizmente, nos dias de hoje, pela acirrada concorrência e grande oferta de vagas em diversass áreas, observo que, para superar a falta de experiência, muitos jovens optam primeiro pela formação. Hoje muitas empresas já possuem programas de trainee bem estruturados que capacitam os profissionais tecnicamente, a fim de deixá-los melhor preparados para atuar. Sem dúvida, essa é uma grande oportunidade que o mercado oferece. É a partir dessas iniciativas que os jovens precisam encarar a oferta como oportunidade importante para adquirir a tão desejada experiência.
Saber trabalhar em grupo, aprender a se relacionar com as pessoas e superar desafios e conflitos são habilidades que só a experiência do trabalho pode proporcionar e que o profissional não irá encontrar nos cursos de especialização.

Pense nisso!

Graciela Colle
Consultora Empresarial
LauCa Treinamentos & Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário